Falando Sobre Lixas de Unha

>> quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Oi meninas!  


Hoje vou falar sobre um assunto muitíssimo importante quando o assunto é cuidados com as nossas unhas: As lixas!!!!
Daí que você pode estar pensando que lixas são todas iguais, e que se houver diferenças são apenas em relação as cores e os tamanhos. Pois meus amores, eu lhes digo: Não é só isso. Existem alguns tipos de lixas, e a diferença entre cada um vai além da cor, da decoração, do tamanho.....Há uma grande diferença no resultado. Não estou falando do resultado em relação a eficiência da lixa, mas sim do resultado em relação ao impacto que cada tipo tem em nossas unhas!
Nós aqui no Brasil usamos 3 tipos de lixa: De areia, de metal e de vidro.

Lixas de areia


 As lixas de areia são o tipo mais comum. A sua base quase sempre é de papel prensado, mas há lixas de areia com bases de aço, plástico e vidro. Isso porque a areia é colada na base da lixa, então é possível ter lixa de areia com diversas bases (muito cuidado na hora da compra!). Tem baixo custo e durabilidade curta. Por isso mesmo é a escolha das manicures, que utilizam uma lixa por cliente. Devem ser utilizadas apenas uma vez, pois aquele pózinho branco que sai da unha se acumula na lixa (e isso é um banquete para bactérias e fungos) tornando muito perigoso o seu uso posterior. Ficam imprestáveis quando por qualquer razão são molhadas.

Efeito nas Unhas: É o tipo de lixa mais agressiva. Mesmo sendo utilizada com leveza, retira uma camada muito importante que une as lâminas da unha, tornando-as mais pré-dispostas a descamação, fissuras e quebras. O acabamento, quase sempre, tem de ser feito com uma lixa mais fina para que a "rebarba" que fica na unha seja retirada. 


Lixas de Metal


As lixas de metal são muito comuns naquelas Kits de manicure, sabem? Não os kits que as manucres usam em salões, mas aqueles que vem, geralmente, num estojo com alicate, cortador de unha, espátula e a lixa, lembraram? Mas também podem ser facilmente encontradas a venda separadamente. Este tipo de lixa não costuma ser muito eficiente, as poucas vezes que eu usei tive a mesma sensação de quando estar usando uma faca sem corte! São ótimas para termos na bolsa para aqueles momentos de desespero quando uma unha lasca ou quebra, pois mesmo pouco eficiente ela cumpre o seu papel. Podem (e devem) ser lavadas para retirar restos da unha e não permitir a proliferação de fungos e bactérias.

Efeito nas unhas: O estrago que ela faz na unha é bem menor que o estrago causado pelas lixas de areia, mas mesmo assim deve ser utilizada com cuidado, pois por ser pouco eficiente (aquela sensação de faca cega que descrevi acima) a tendência é que seja empregada alguma força na hora de lixar, e isso além causar descamação, fissuras e quebra, fragiliza a matriz da unha.


Lixas de Vidro


Sem dúvida o melhor tipo de lixa que existe. Há diversas marcas, mas quase sempre importadas o que torna o produto um pouco caro.  Tem uma superfície bem mais fina e suave que as outras lixas, mas se você está pensando que por isso seu desempenho deixa a desejar, está enganada! Tem uma durabilidade ótima em relação ao seu custo, pois a superfície não "gasta" como as lixas de areia. Assim como as lixas de metal, podem ser lavadas.

Efeito nas Unhas: Por ser suave, não destrói aquela camada que une as lâminas da unha, por isso mesmo o risco de causar o descolamento dessas lâminas é praticamente nulo. É tão suave que quase não vê aquele pózinho branco.  O acabamento que ela deixa nas unhas é perfeito, não sendo necessário o uso de uma lixa mais fininha para retirar aquelas "rebarbas".


A maneira correta de lixar as unhas

Dia de fazer as unhas, você tira o esmalte velho, dá um jeitinho na cutícula, pega a sua lixa (seja o tipo que for)  e começa com aquele movimento de vai-e-vem......
Tadinha da sua unha!!!!!!!!!!!!! Não faça isso não!!!!!
A maneira correta de lixar as unhas é colocar pouca pressão (o suficiente para que a lixa possa entrar em atrito com a unha e fazer o seu serviço), e o mais importante: Passar a lixa em uma única direção. Pois é! Assim a lixa "sela" a ponta da unha,dificultando o aparecimento das tais lascas e fissuras! Tenho que dizer que dessa maneira o trabalho de lixar as unhas se torna muito mais demorado, mas o ganho na qualidade e na resistência das unhas é imenso, por isso vale a pena. 
Principalmente para aquelas meninas que se queixam de unhas frágeis que vivem quebrando!
Então já sabem: Vai-e-vem com a lixa de unha, nunca mais!
Só mais uma coisinha: Gente, lixa de unha não se empresta, viu? Elas são como escova de dentes de cartão de crédito: De uso pessoal e intransferível!

Pesquisei um montão pra poder trazer informações corretas e de fontes seguras. Espero que gostem!
Super beijos

8 comentários:

mari m. 21 de outubro de 2010 às 03:10  

aah, adorei o post.. :D:D'

cara, mesmo sabendo da agressividade das lixas de areia, acabo usando elas sempre.. tipo, lixa de metal é mt mt ineficaz, demora pacas pra lixar só um pouquinho & as lixas de vidro, são meio difíceis de encontrar, aí continuo com as velhinhas de areia, AOSIDAKSDLASLDKAS

adoro lixas, principalmente as coloridas! tenho várias -q.

adorei o post, o seu blog.. já estou seguindo :D'
depois, se puder, passa lá no meu ;*

mari m.
http://bellanefertiti.blogspot.com/

Vicio Sadio 21 de outubro de 2010 às 10:18  

ADOREIIII as dicas, amei a dica da lixa de vidro so que pasme eu nunka tinha visto por aki perto de casa, mais agora graças a vc vou caçar, adorooooooooo seu blog.

Unhas e Requintes 21 de outubro de 2010 às 20:19  

Eu estou super atrás de uma lixa de vidro, mas acho que não vou encontrar.. vai ter que ser pela net mesmo "/

Adorei o post!^^ Super útil!

Bjinho*

Lê !

http://esmaltesdafia.blogspot.com 22 de outubro de 2010 às 04:34  

eu nunca tinha ouvido falar em lixa de vidro,adorei saber,beijos

❤ Verinha - Febre de Esmalte 22 de outubro de 2010 às 10:33  

Mari...

Existem pessoas q nos apaixonamos com um simples olhar. Outras pq a conversa é muito agradável. Outras pq a demonstração de 'bom carater' é visivel. Aí pergunto: - Se temos apenas uma tela 'fria' de computador, sem sentir cheiro, nem um aperto de mão, pq conseguimos nos apaixonar por alguem? É o milagre de um reencontro espiritual, sem dúvidas!
Vc não só escreve muito bem mas, como já falei, tem um blog com um diferencial muito acima da média.
Entendo qdo vc fala sobre o desanimo, ele é inerente a todos num primeiro momento, mas isso vai mudar, pq vc tem uma forma muito bacana de escrever. A gente sente a pitada exata de humor e seriedade. AMEI DE VERDADE!!
As dicas das lixas e a forma de tratar as 'coitadinhas' das unhas, já estão anotadas e serão praticadas!! uhuuuu

Um beijo muito carinhoso...

http://febredeesmalte.blogspot.com/

Fabi 23 de outubro de 2010 às 18:57  

Well... não conhecia essas lixinhas de vidro... sério, juro...

Vou até anotar aqui para as minhas próximas compritchas...

Bjks.


Fabi
http://bellanefertiti.blogspot.com

Anônimo,  12 de abril de 2011 às 06:09  

Achei uma porcaria, pode até realmente não ser agressiva, porém não dura nada. Paguei R$ 6,90 em Curitiba, lixei a unha uma vez mais curta e comecei a ver que não havia mais lixa, só o vidro liso. Isso que tenho a unha fina, não é longa, minhas unhas são meio fraquinhas, fico imaginando em uma unha mais dura.

Anônimo,  1 de junho de 2011 às 16:10  

Eu tenho Duas das lixas de vidro, maravilhosas!!!! Minha mãe foi para a europa e me trouxe... custou 5 euros é da Bohemia, não é de vidro e sim de cristal!!! uma fica no estojo de maquiagem e a utra aqui em casa!!!!Se encontrarem, COMPREM é a melhor lixa que pode existir!!!!

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP